domingo, 14 de novembro de 2010

Pronfundidade

"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém."
Rm 11. 33-36

Eu me lembro bem de uma tarde logo após a minha verdadeira conversão em que abri este capitulo de Romanos e pela primeira vez consegui entende-lo. Foi algo maravilhoso pra mim, por que eu estava sozinha em casa lendo a bíblia e não tinha ninguém que me explicasse, ou seja, foi o próprio Espírito Santo que me explicou. 
Hoje, eu me lembrei deste pedaço do capitulo, de repente me veio a mente a grandeza de Deus. e de como eu estou totalmente a mercê de sua misericórdia. 
Este Deus a quem sirvo não deve explicações a ninguém! Quem pode entender o que se passa em sua mente? Quem pode cobrar algo do Senhor? quem pode medir sua sabedoria? Sua profundidade? NinguémUm Deus tão insondável poderia nos aterrorizar, não é mesmo? Poderia nos assombrar, mas, ao invés disto, ele simplesmente nos oferece sua misericórdia e amor. 
Apóstolo Paulo diz "Por que dele e por ele, e para ele, são todas as coisas" Difícil de imaginar não é mesmo? Difícil ver Deus sendo glorificado em todas as coisas, mas inexplicavelmente ele é e sempre será.
Gosto de imaginar o que acontecerá quando sua palavra por completo se cumprir. Penso que vamos nos surpreender muito mais do que pensamos.Quantas vezes Jesus foi glorificado diante de nossos olhos? Quantas vezes achamos que conhecemos tudo?  Que já sabemos o suficiente de tal e tal versículo, capítulo, até mesmo de toda a bíblia. Imagino mestres, teólogos, padres, papas, pastores, autodidatas; todos surpresos por na verdade terem conhecido tão pouco
O quanto vamos nos surpreender com as doutrinas que aprendemos? Aqueles que criam, não criam, discutiam, faziam. Quantas questões defendidas de repente vão ser clareadas. "Ah! então era isso, Jesus?"
O quanto você irá se surpreender? Será que o que parece certo para você, não se mostrará errado? E o errado correto? 
Eu vejo pessoas soberbas, com a certeza de que já conheceram a profundidade de Deus. Não aceitam que talvez com um pouco mais de humildade poderiam aprender tanto com o porteiro da igreja, com a faxineira do prédio, com a "professorinha" de escola bíblica das crianças, com o moço que veio do de uma igreja na roça. 
Eu li na revista Época que está surgindo um novo grupo de cristãos. O grupo dos cristãos intelectuais. Não que seja errado ser intelectual, mas será que precisamos separar os cristãos e rotulá-los? Deste lado estão os pobres crentes que não sabem de nada, aqueles bobos que ainda sequem o que aprenderam e que nem sequer tem blog ou twitter; e deste outro os crentes maiorais que "conhecem tudo e tudo vêem". 
Antes de ser intelectual, eu quero ser adoradora, quero ser serva, quero ser ouvinte, quero ser aprendiz. É uma pena que os grandes sábios deste mundo desprezem o que os sábios segundo Cristo tem a dizer. 

* Um grande amigo me ensinou e agora eu posso escrever - Sola gratia

Um comentário:

  1. É verdade, tem tantas pessoas que dizem conhecer "tudo" sobre nosso Deus, qdo na verdade não sabem nada,e nem se quer dão oportunidade para ouvir, estão com os ouvidos e olhos fechados, acham que não tem nada mais que possa conhecer, estão presos "as suas verdades", como vc disse Gaby, tem muitas coisas que ainda não conhecemos e que achamos estar certas e estão erradas ou ao inverso, todos vamos nos surpreender com a imensidão de nosso Pai amado e desejado pelos verdadeiros Cristãos...

    ResponderExcluir