quarta-feira, 4 de maio de 2011

Boa. perfeita e agradável.



"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Rm 12.2


Nós cristãos somos tentados a sair do centro da vontade de Deus em todo o tempo. Somos tentados a jogar tudo pro alto quando as coisas ficam mais difíceis, somos tentados a achar que Deus perdeu o controle da situação, muitas vezes nos pegamos corrigindo a Deus.."Olha, Senhor acho que você não está entendendo..." Como fizeram os discípulos em João capítulo 6, quando a multidão com fome aguardava algo da parte de Jesus: 

"Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?
Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.
Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.
E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?"
Veja como os discípulos não somente duvidaram, como também tentaram "Abrir os olhos do mestre" sobre a situação, como se ele não estivesse vendo. Nós fazemos a mesma coisa em nossa vida, em nossas orações, estamos sempre mostrando pra Jesus que ele não é suficiente pra solucionar nossos problemas e situações difíceis. Quantas vezes dizemos pra Deus "O Senhor está realmente vendo o que estou passando?". É justamente nesses momentos de dúvida que nossa reação é a de deixar de esperar o agir de Deus e de fazer o nosso mesmo, sem nos dar conta paramos de orar, de ler a palavra, de ir a igreja, pois a queda é um processo, é justamente aí que mulher desiste do marido e se divorcia, é nessa hora que o filho saí da casa dos pais e vai morar "junto" com a namorada, nestes momentos de dúvida é que a grávida aborta o filho que espera, é que o amigo trai o outro, é nesta hora que o jovem desiste de servir a cristo, é que a moça resolve que chegou o momento de se entregar sexualmente para o namorado, neste momento o pastor larga a igreja que dirige, o músico desiste do ministério que possui, o esposo se entrega a uma relação extra conjugal. Enfim...Nos momentos de dúvida é que saímos do centro da vontade de Deus e passamos a agir segundo a nossa vontade. Plantamos dor, sofrimento e angústia, além de fazer o mesmo para outras pessoas, fazemos tudo isso pra nos livrar de um sofrimento, mas colhemos sofrimentos muito maiores como conseguência.
Uma vez li em um livro "Ore até que alguma coisa aconteça" . Esta é a verdade que precisa estar cravada em nosso peito. É a forma de estarmos quietos e aguardamos o livramento do Senhor. Espere, acredite é o melhor a fazer...
"Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR." Ex. 14.13

Um comentário:

  1. Gosto muito desta passagem de Romanos 12.2, aliás foi esta mesma que me inspirou a iniciar o Semente da Renovação... Mas quanto ao restante, fala-se muito nos cultos evangélicos sobre "buscar a vontade de Deus", de modo que, ao meu parecer, hoje já se tornou um termo corriqueiro e desgastado... ao conjunto das outras tantas palavras do cotidiano que ao serem repetidas muitas vezes, perdem o seu sentido real (ex.: amor, amizade, humildade...). Contudo, creio que independente quais rumos tomamos nesta vida (pois a vida é louca, como diria o poeta Cazuza), a maior vontade de Deus para nós seus filhos, é que procuremos nos manter unidos como família de Cristo. Isto, não apenas dizendo nos cultos de domingo "A paz irmão", mas ajudando uns aos outros no que precisarem. Pois o que tem de crente alienado das dificuldades que seu irmão, que senta ao seu lado, está passando e sofrendo, não é brincadeira... Por fim, creio que Jesus quando disse para amarmos uns aos outros,certamente não estava brincado ou impondo ao algo impossível. Antes, formando uma grande família no centro da vontade de Deus.

    ResponderExcluir