sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Para mães de meninos

O meu texto hoje, nada mais é que um apelo. Um apelo feito com toda humildade possível, direcionado a mães de meninos. 
Só nós sabemos quão difícil é a tarefa de procriar e criar, seja qual for o sexo de seu filho, entretanto, existem certos aspectos na criação dos meninos que podem fazer deles homens mais felizes e por conseguinte também mais feliz quem estiver ao lado.
Milhares de mulheres vivem frustradas e chateadas com homens quem não conseguem ser limpos e compreensivos. Ora a matemática é simples: quem mora na casa, DEVE cooperar com a sua limpeza e cuidado. Seria assim, com dois amigos, amigas ou seja lá com quem for, por que não com os casais? Mas, não é assim que acontece, ainda hoje, existem esposos que confundem mulher com empregada, e agem como se toda a obrigação do lar devesse ficar por conta da esposa, como se isso não bastasse, em alguns casos, além de não auxiliarem, estão sempre desrespeitado o trabalho da esposa, sujando e deixando para que ela faça outra e outra vez. 
É difícil mudar uma pessoa que já tem seu caráter formado (não impossível), mas é muito mais fácil educar alguém com caráter em formação. Por isso, nós mães de meninos e rapazes, devemos incutir em suas mentes valores que eles carregarão por toda a vida, como o respeito e a reciprocidade no casamento, no lar, ou seja lá onde for.
Jesus e os profetas nunca pregaram o machismo, muito pelo contrário, em todo seu ministério Jesus prova que a mulher é um importante instrumento e tem seu lugar na obra de Deus para o projeto de salvação, olhando assim, será que Deus aprova uma atitude machista na qual o homem deixa a mulher exausta com os filhos e a casa, sem tempo nem mesmo para a pregação do evangelho e o cuidado consigo mesma. Creio piamente que não. Então por que criamos nossos filhos para agirem de tal forma?
Deixamos os pequenos á toa, sem nenhuma obrigação ou dever a cumprir. Isto não está certo. Eles devem ter senso de responsabilidade , de ajuda. Crie regras quanto a limpeza desde cedo, peça para que recolham os brinquedos, arrumem as camas e vá aumento as responsabilidade a medida que cresçam.
Estipule horários para as diversões e esteja preparada para responder a altura todas as críticas. Seja firme e segura no falar e desconsidere os comentários como "Eu te odeio", sabemos que os filhos nunca nos entendem mesmo. 
Eles irão te agradecer um dia, e ainda que não façam você terá aquela certeza de que agiu como deveria.

Um comentário:

  1. Nada como a palavra e a expêriencia para orientar outros futuros papais e mamães. Meu parabéns minha amiga Gabriela.

    E se me permites fazer um pequeno parenteses em seu texto, certamente díficil é criar filhos, pois procriar é o que o povo mais sabe fazer... rsrs

    ResponderExcluir