domingo, 18 de dezembro de 2011

Para não ficar confuso!



Nestes tempos de tanta informação, tantos estudos e tantos doutores e mestres, sentimos ás vezes que não sabemos por qual caminho devemos andar, qual direção tomar, o que é certo e o que é errado, não é mesmo?
Alguns ensinam uma coisa e outros outra coisa a respeito da palavra de Deus. Aquilo que achávamos ser correto de repente passa a não ser mais e aquilo que pensávamos ser errado de repente é certo, por que grandes estudiosos da bíblia encontram mais e mais argumentações em cima dos textos bíblicos, nos deixando muitas vezes confusos ao invés de nos edificar.
Eu conheço pessoas que cresceram comigo ouvindo a palavra de Deus e que hoje não creem mais na bíblia, por que estudaram e descobriram que "As coisas não são bem assim..."
Veja bem, eu não sou contra a estudos bíblicos e a busca de conhecimento, apenas acredito que devemos primeiramente aprender do próprio Jesus e seu Santo Espirito só assim teremos firmeza para receber o que é bom e descartar o que é ruim do que outras pessoas nos ensinam. Visto que nos últimos dias surgiriam enganadores que tentariam a todo custo distorcer as escrituras, não devemos aceitar tudo que nos dizem sem antes passar pelo crivo do Espirito Santo. 
Se recebemos uma informação sobre as escrituras que nos confundem devemos orar e ler a bíblia pedindo para que o Espirito Santo nos mostre a verdade, nos dê o discernimento."Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." 
1 Coríntios 2:10


Vejamos um texto bíblico sobre isso:


Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.
Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.
Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.
Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 
1 João 2:18-29


Este texto é maravilhoso e se prestarmos bem atenção nele não há necessidade de explicação.
Primeiro João nos informa que existem diversos anticristos que saíram de nós, ou seja, que criam no que nós cremos, mas que por não ser realmente dos nossos, não ficaram naquilo onde foram ensinados.
Aqui eu quero me ater em algo interessante. João explica que para não sermos enganados por pessoas mentirosas que distorcem a verdade de Jesus é imprescindível que tenhamos a "unção do Santo" ou seja, o Espirito Santo de Deus!
Ele dá ainda outro conselho, que é para guardamos o que ouvimos no principio de nossa fé, a verdade de Cristo que nos converteu a Ele.
Este versículo é tremendo!: "E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis." Verso 27
Veja a necessidade de permanecermos pois, naquilo que aprendemos do próprio Jesus! E deixarmos para trás as mentiras de Satanás que nos deixam confusos!
"E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda." Verso 28
Se você não sabe como aprender do próprio Jesus lembre-se de que é o Espirito Santo que nos ensina, devemos orar para que o Espirito Santo nos ensine e ler a palavra de Deus meditando e persistindo. "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." 
João 14:26
"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos" Ef 6.18

2 comentários:

  1. Vivemos em um mundo aonde o certo tem sido errado e o errado certo, ouvimos dizer que é certo sermos prosperos e ricos e qdo nos deparamos nas pregações de Jesus não vemos bem isso...na verdade vemos o contrário, que nossos tesouros devem ser guardados no céu,que devemos ser santos, tomar nossa cruz,que devemos vencer nossa carne,que o caminho é estreito, entre outras coisas. Vemos pessoas distorcendo a PALAVRA para a suas vontades para seus desejos e não para a vontade de Deus e para o que realmente a palavra diz, pegam versículos da Biblía para justificar suas "verdades" e não lê o contexto todo...e o mais incrível é ver "cristãos" que vão a igreja sem biblía e aceita tudo que lhe é "pregado" ali, não vão até a santa escritura ver o que realmente a palavra diz, se o "pregador" diz o que ele quer ouvir, amém, que homem de Deus, se fala a verdade, se é algo que vc não quer ouvir, hum essa palavra não é pra mim, será que é de Deus...e tem ainda os que acham que DEus é seu servo e vc o senhor, ah Deus eu quero isso, isso e aquilo, e olha se o senhor não fizer eu rasgo a biblia, eu deixo de ir na igreja, dou cambalhota, me pinto de palhaço, mudo meu nome, outros dizem se não acontecer isso na sua vida eu não sou um homem de Deus, oram: seja feita a sua vontade, mais qdo Deus quer fazer a vontade dEle, hum Deus acho que assim não ta bom, é melhor assim, olha Deus é desse jeito aqui...é meus amados temos que pedir sabedoria, entendimento da palavra, não é sair por aí aceitando tudo que dizem, vamos pegar nossas Biblias e comparar o que a palavra diz com o que o homem diz...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo, realmente é muito importante o estudo, mas o muito estudar enfado é da carne como diz em Eclesiastes, principalmente se for estudar pela internet, onde há pessoas que foram ensinadas de vários modos, e acabam nos confundindo, ja passei por um experiencia dessa e é terrível se sentir confundido quanto a palavra de Deus, principalmente quanto a Pessoa do Espirito Santo.

    ResponderExcluir