quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A mulher não pode pregar - Parte II

Recebi por e-mail a dúvida de uma amiga, que congrega em uma igreja onde as mulheres não podem pregar. Ela questionava o fato de eu pregar na minha igreja local. Eu quero deixar claro que as mulheres que congregam em igrejas onde os homens não permitem que elas preguem, não devem pregar, visto que devemos ser sujeitas aos homens que estão liderando-nos. Aqui vai a resposta que mandei a ela.


Amiga, não confunda pregação com autoridade! A autoridade é dos homens e não das mulheres. Meu pastor manda em mim! Eu obedeço a ele isso é sujeição. " Amulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. 
1 Timóteo 2:11-12 
Eu estou cumprindo este versículo, pois estou SUJEITA  ao meu pastor ISSO É SUJEIÇÃO, é obediência. 
Veja que o apostolo fala de APRENDER em silêncio, eu devo sempre estar debaixo do ensinamento do meu pastor. 
Outro versículo usado para esta doutrina está aqui:  "As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei."
1 Coríntios 14:34 
Amiga,. leia este capitulo todo para você entender, Paulo estava mandando a carta para a igreja de Corintios, por que o culto lá esteva uma BAGUNÇA! Vc tem que ler o capitulo inteiro. ele fala sobre várias coisas que ATRAPALHAM o culto, as mulheres estavam querendo tomar o lugar dos homens, isso sim é pecado. Estevam discutindo e com os homens que ensinavam, tanto isso é verdade que no verso seguinte Paulo diz assim: "E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja."
1 Coríntios 14:35

As mulheres ficavam falando e se intrometendo no que os HOMENS ENSINAVAM! Por isso Paulo diz, espere chegar em casa pra interrogar, não fique discordando e discutindo com os homens no meio DO CULTO.
Uma coisa é quando um homem me permite falar e pregar, outra coisa é quando eu tento tomar o lugar dele! Misericórdia!  
Por isso que eu digo, pregar é diferente de ter autoridade sobre a igreja, pois essa autoridade só pode ser de um homem. Eu só prego por que um HOMEM me permite pregar, se não, não estaria certo.  Se na sua igreja eu fosse pregar, eu estaria errada, totalmente errada, por que os HOMENS DE LÁ NÃO PERMITEM, e eu tenho que estar debaixo da autoridade deles.
Paulo em nenhum momento está falando que não se pode pregar a Cristo. 
Se Paulo fizesse isso ele iria contra o próprio Jesus que disse:   "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
Marcos 16:15 
Vc é uma discipula de Jesus? Então, este versículo tbm é pra vc, é pra todos que são discipulos dele! Homens, mulheres, idosos e até crianças.
Por fim amiga, Deus quer usar as mulheres! Veja tantas mulheres da BÍBLIA que foram usadas.
Amiga, o importante é eu não querer tomar o lugar dos homens, é isso que o apostolo ensina. 
Muitas mulheres foram usadas na bíblias, mas elas sempre estiveram debaixo da autoridade de homens. SEMPRE. Por isso mulher não pode ser pastora, por exemplo. Por isso Jesus escolheu 12 discípulos homens, por isso os maiores pregadores são homens, por que as mulheres tem outras funções importantes, mas a autoridade é dos homens. 
Agora falar da palavra, pregar, é dever de todos.

a paz

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Nascer dói





"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." João 3:3

Quando engravidei sonhava que meu parto seria tranquilo e sem dor. Ficou só no sonho. Meu filho nasceu de parto normal, depois de 9 horas de trabalho de parto e muito medicamento para aumentar a dor. Eu sinceramente pedi a morte naquele dia, nunca mais senti dor parecida.
No mesma sala de pré parto onde eu estava, outras mulheres também aguardavam para ter seu bebê, uma delas chegou bem depois de mim e teve seu bebê bem antes! Eu me perguntava por que só eu estava sofrendo tanto, e por que meu bebê não nascia tão rápido como o dessa moça...
Outras duas mulheres não sentiam absolutamente nada de dor, mas por causa disso o bebê já passava da hora de nascer e seria necessário o procedimento cirúrgico, a cesariana.

Assim, também acontece em nossas vidas espirituais, o nosso novo nascimento para Cristo é um processo e um processo bem doloroso. Não pense que ao levantar as suas mãos para Cristo você estará automaticamente renascido. De forma alguma, você está apenas no começo de um longo processo.
Também como naquela sala de parto, nas nossas vidas Deus trabalha de formas diferentes, alguns processos são mais lentos, outros mais demorados, alguns doem mais, outros menos. Mas, sempre doem. Mesmo na cesariana a dor vem, ela vem depois de o bebê já haver nascido, mas vem. Não há como fugir da dor do processo de nascer, assim também na há como fugir da dor do processo de nascer de novo.

Deus vai nos moldando, nos ensinando e sim, nos matando, para que possamos viver.

Depois de muitos gritos, nasceu meu bebê, o Levy Rafael. Toda a dor então foi recompensada, e eu não me arrependo de nada, faria tudo outra vez.
Com certeza, a dor pela qual passamos para morrer para o mundo e nascer para Deus é recompensada, com certeza vai valer a pena.




quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A mulher não pode pregar na igreja - Parte I

A doutrina de que a mulher não pode pregar ou falar de Jesus na igreja tem sido pregada com base em duas passagens bíblicas. Como é um longo estudo, vou tratar primeiro da passagem que está em I Coríntios 14. 26-39.
Normalmente as pessoas contra ao ministério feminino não usam todos estes versículos, elas se baseiam apenas em um deles, este: As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 
1 Coríntios 14:34
Esta é outra versão:
permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a lei. 

1 Coríntios 14:34(NVI)
Nós sabemos entretanto que nunca devemos basear toda uma doutrina bíblica em apenas um versículo, devemos ler os versículos anteriores e os seguintes também para entender do que realmente se trata. Muitos erros doutrinários graves são cometidos por causa de textos fora de contexto.
Sendo assim, lendo os versículos anteriores notamos que Paulo estava falando da necessidade de ordem no culto. O culto estava uma verdadeira bagunça na igreja de Coríntios! Várias pessoas de várias religiões estavam se convertendo, a igreja de corintios precisava de orientação. A razão pela qual Paulo pediu para que as mulheres permanecessem caladas, era portanto a necessidade de manter-se a ordem, nada tinha a ver com o orgulho masculino.
veja: E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 
1 Coríntios 14:35
Veja outra tradução:
Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja. 
1 Coríntios 14:35 (NVI)
Paulo estava falando sobre aprender e não sobre ensinar, estava falando em questão de membros não de mestres, ele estava dizendo: "Se você quer perguntar alguma coisa, espere chegar em casa." 
As mulheres questionavam o que lhes era ensinado, não sabiam APRENDER em silêncio. 
Imagino as mulheres no meio do culto reclamando e questionando, quem sabe dando suas opiniões acerca do que estava sendo ensinado, fazendo isso sem nenhum respeito, sem sujeição alguma.
Paulo não está proibindo as mulheres de falar sobre Jesus, pois se ele fizesse isso iria contra o próprio Jesus que disse:  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 
Marcos 16:15 
Este mandamento de Jesus é para todos os discípulos, homens e mulheres devem pregar! Agora, pregar é diferente de ser mestre e exercer autoridade sobre alguém, e isso nós veremos no próximo post.