quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A mulher não pode pregar na igreja - Parte I

A doutrina de que a mulher não pode pregar ou falar de Jesus na igreja tem sido pregada com base em duas passagens bíblicas. Como é um longo estudo, vou tratar primeiro da passagem que está em I Coríntios 14. 26-39.
Normalmente as pessoas contra ao ministério feminino não usam todos estes versículos, elas se baseiam apenas em um deles, este: As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 
1 Coríntios 14:34
Esta é outra versão:
permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a lei. 

1 Coríntios 14:34(NVI)
Nós sabemos entretanto que nunca devemos basear toda uma doutrina bíblica em apenas um versículo, devemos ler os versículos anteriores e os seguintes também para entender do que realmente se trata. Muitos erros doutrinários graves são cometidos por causa de textos fora de contexto.
Sendo assim, lendo os versículos anteriores notamos que Paulo estava falando da necessidade de ordem no culto. O culto estava uma verdadeira bagunça na igreja de Coríntios! Várias pessoas de várias religiões estavam se convertendo, a igreja de corintios precisava de orientação. A razão pela qual Paulo pediu para que as mulheres permanecessem caladas, era portanto a necessidade de manter-se a ordem, nada tinha a ver com o orgulho masculino.
veja: E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 
1 Coríntios 14:35
Veja outra tradução:
Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja. 
1 Coríntios 14:35 (NVI)
Paulo estava falando sobre aprender e não sobre ensinar, estava falando em questão de membros não de mestres, ele estava dizendo: "Se você quer perguntar alguma coisa, espere chegar em casa." 
As mulheres questionavam o que lhes era ensinado, não sabiam APRENDER em silêncio. 
Imagino as mulheres no meio do culto reclamando e questionando, quem sabe dando suas opiniões acerca do que estava sendo ensinado, fazendo isso sem nenhum respeito, sem sujeição alguma.
Paulo não está proibindo as mulheres de falar sobre Jesus, pois se ele fizesse isso iria contra o próprio Jesus que disse:  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 
Marcos 16:15 
Este mandamento de Jesus é para todos os discípulos, homens e mulheres devem pregar! Agora, pregar é diferente de ser mestre e exercer autoridade sobre alguém, e isso nós veremos no próximo post. 




8 comentários:

  1. Nossa Gabi... muito bem!!! disse tudo, as pessoas tem que ler a biblia, estudar a palavra antes de dizer qualquer coisa, parabens pelo estudo minuncioso.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
      Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
      Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
      A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
      Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
      Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
      E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
      Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.
      1 Timóteo 2:8-15

      Texto e contexto!

      Excluir
  2. Post muito bom, como sempre...
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Minha querida irmã tem uma passagem em 1Timóteo que diz assim: E não permito que a mulher ensine,nem exerça autoridade de homem;esteja,porém,em silêncio. 1Timóteo 2:12. Poderia me explicar tal passagem ? ( Sem influência cultural )

    ResponderExcluir
  4. Minha querida irmã tem uma passagem em 1Timóteo que diz assim: E não permito que a mulher ensine,nem exerça autoridade de homem;esteja,porém,em silêncio. 1Timóteo 2:12. Poderia me explicar tal passagem ? ( Sem influência cultural )

    ResponderExcluir
  5. A Paz do Senhor a todos!Minha irma,leia 1Corintios,14:34;35.Voce vai despresar esta Palavra?Ou rasgar a pagina?Esta ordem e do proprio DEUS.(Passara o ceu e a terra,mas minhas palavras nao passarao.)Marcos 13:31.Nao ha o que questionar.

    ResponderExcluir
  6. ¶ Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
    Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
    Não terás outros deuses diante de mim.
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
    Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
    Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
    Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
    Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
    ¶ Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
    Não matarás.
    Não adulterarás.
    Não furtarás.
    Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
    Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

    Êxodo 20:1-17

    Para o pessoal que esta comentando....... Amém!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu entendo que existe a mesma ordenança pra homens no quesito ensinar pra mulheres, ou seja, lhes é proibido, essa questão fica pras anciãs da Igreja. E sobre a questão do ensino minha irmã, lembre-se que tudo que Paulo quis nos dizer é que, no Jardim do Édem, satanás fizera amizade com a mulher e isso foi crucial pra tentação, no que terminou com as palavras do próprio Deus que lhes colocaria um espírito de inimizade entre ambas. Veja o perigo! A mulher fez amizade no Jardim do Edem, uma afronta ao próprio Deus. De lá pra cá, a questão do ensino proibido pela mulher é por uma questão de proteção às próprias mulheres, pois ficaram muito vulneráveis e alvo constante de satanás por causa da maldição de inimizade que Deus determinou. Simples entender o amor e carinho do Senhor pelas mulheres, carinho esse que foi manifestado por Jesus em muitas ocasiões. Pax Domini.

    ResponderExcluir